Posted byTrunkael | Marcadores: , , | às 06:19 |

Marcos Bagno diria que a língua evolui nos erros de português. Então, para ele, a nossa amiga Solange estaria certa, em ter orgulho de sua ignorância. 

Mas eu não sou o Marcos Bagno, e não concordo com suas premissas. A população brasileira tem um problema sim, e maquiar esse problema dizendo que é evolução da lingua parece meio radical para mim. 


Mas vejamos então a ignorância como um fator politico. Pois todos sabemos que, para controlar um povo totalmente, devemos administrar sua ignorância, e isso foi feito de maneira exemplar durante o golpe militar de 1964. Tão bem articulado foi o processo de "ignorantização" durante a ditadura, que ainda estamos vivendo as sequelas de uma educação de péssima qualidade. 


Um exemplo explicito é a bagunça que o brasileiro arruma durante a copa do mundo (e somente durante a copa), dizendo que é o patriotismo. Isso foi instituido por, nada menos, que Emílio Garrastazu Medíci, um dos (se não o) General mais linha dura nos anos militares. Garrastazu saia enrrolado na bandeira do Brasil durante a Copa, enquanto seus homens caçavam e matavam todos os esquerdistas, ao som da música "Pra frente Brasil". 


Acabamos por não perceber que esse patriotismo, é tão ditatorial quanto a exaltação da ignorância, proposta por nossa amiga Solange, que ganha aliados a cada dia, que de tão ignorantes, não diferem mais a exaltação da humilhação.


*paródia ao livro "O Segredo de Luiza" - livro de administração em forma de romance

  1. Em 1984, o livro, um dos departamentos em que se dividem o Partido se esforça para diminuir o vocabulário. A Novilíngua é reduzida, compactada ao extremo: assim diminui o risco de crimidéia.

    20-04-2004 23:08:50

  1. Acho que a questão da Solange nem é ser ignorante. Isso ela é sem dúvidas, o problema é ser isso sem culpas. Ignorância e burrice não é sinônimo de orgulho. Tentar evoluir é preciso.

    22-04-2004 09:44:44

Designer Webdesigner

Copyright 2010 Devaneios Gratuitos