Posted byTrunkael | Marcadores: , , , | às 12:35 |

 Estava navegando por um determinado forúm, e cai em uma discussão sobre "As origens satânicas do Rock". Nem continuei procurando, pois daqui a pouco acharia tópicos como: "RPG causa atentado terrorista na França"; "Achado fósseis de Adão e Eva para comprovar Gênesis"; "Como fazer para adotar uma baleia que está nadando do outro lado do mundo" ou até "Salve-se: O juizo final está próximo".

Eu realmente achei que não existiam mais esse tipo de discussão na internet, por que aqui as pessoas tem tanto acesso à informação, que conseguem diferenciar o real do (ridicularmente) irreal. E agora me deparo com pessoas ainda dizendo que Rock é coisa do demônio, possivelmente haverá forúns discutindo a idade de Adão, os ETs que vigiam a Terra, as energias que emanam de um livro de RPG.

Há espaço para esse tipo de discussão ainda? Sim, claro que há, vamos discutir a história do Rock, a possivel existencia de vida (bem longe daqui) fora da terra (onde podemos apenas supor), e como as empresas estão usando RPG para treinamento de pessoal e auditoria interna. Mas colocar mitos nas discussões? Pra quê? Se não passam de mitos, por que então devem ser discutidos?

O misticismo chama muita atenção de todos, mas querer colocar o sobrenatural (ou seja, "o que não é natural") como fato cientifico. Não é possivel que as pessoas ainda discutam a existências de demônios, todos eles são imaginários, nós mesmo os criamos. Parece que os crentes tem medo que o demônio suma da face da terra, pois assim não terão com quem lutar, e de quem proteger os fiéis.

As pessoas têm que aprender a pensar. Não estou dizendo que todos que acreditam em duendes são ignorantes, mas sim, que temos uma mente questionadora, temos uma razão, e também temos bom-senso, e devemos usa-los pelo menos de vez enquando, para que, pelo menos, não fiquemos alienados a assuntos que são totalmente desnecesários à nossa vida.

A natureza por si já é misteriosa o bastante para que uma pessoa passe toda sua vida estudando, e mesmo assim morra sem nada saber sobre ela. Para que então ficar discutindo a "sobre-natureza" que não pode ser vista, e muito menos estudada cientificamente, e que, pior ainda, vai te levar apenas do nada, para lugar nenhum.

O que digo, não é uma questão de desrrespeito à crença de outras pessoas, mas sim um pedido para que usem o bom-senso de vez enquando, e pensem com a própria cabeça, e não como a sua igreja, televisão ou familia, querem que você pense.

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
Carl Sagan

  1. Essa coisa de usar o bom senso é muito relativa. O seu ponto de vista, que é baseado levando-se em consideração muito se deu bom senso pode ser tido como algo extremamente inválido e ridículo aos olhos de outras pessoas. Não que eu o ache, mas o que eu quero dizer é que existem visões muito diferentes sobre todos os tipos de assuntos, e ainda que a opnião de determinado grupo ou pessoa possa parecer inútil e ridícula pra vc, não acho que seria correto desdenhá-la. Ainda que a opnião dessas pessoas a quem vc critica seja baseada numa "profunda necessidade de acreditar", esta é uma opnião, porém formada por elementos diferentes. Não, eu tb não concordo acho que o "rock seja coisa do capeta", e que o rpg seja um pervertor de mentes outrora puras, mas reconheço que esse é um ponto de vista, ainda que vão, mas é. E pensando assim procuro não colocar minhas "verdades" acima de nenhuma... ainda que essa "nenhuma" seja extremamente vazia diante de meus olhos.

    12-03-2004 21:46:12

  1. Ou, desculpa o comentário gigante. Acho que me empolguei. =p

    12-03-2004 23:54:47

  1. Essa necessidade de atribuir razões lógicas a tudo, é uma paranóia geral, talvez por causa da vontade de derrubar tudo que é mistico. A natureza faz tudo perfeitamente, mas como não se explica isso, o homem muda tudo para que ele possa explicar e causa problemas que antes não existia, daí quando ele remedia algum desses problemas ele é herói. "Todo dragão dá origem a um São Jorge, que o mata" Gostei de mais do teu blog cara.. mesmo. Vou te adicionar aos meus favoritos. Valeu pela visita. Abraço forte.

    12-03-2004 23:54:47

  1. Eu não gosto do diabo, mas acho o culto à lógica algo bem semelhante ao culto à mitos. Sem falar, que em muitos aspectos a ciência e as religiões estão convergindo em um só ponto...

    13-03-2004 01:32:35

  1. Rafael, o título atual do meu flog é Utopia tenho medo de você

    13-03-2004 16:38:27

  1. Eu amo pessoas de mente fechada, que dizem que o rock eh satanico e que o RPG eh diabolico porque eh TAO FACIL escrever sobre elas. Mostrar o que eles creem, fazer um comentario sarcastico, mostrar as incoerencias no pensamento deles, mais alguns insultos, mostrar o que voce pensa, mais um comentario sarcastico, e um final bem cinico e bem sarcastico. Eh um doce. Tai um ponto para a teoria do melhor dos mundos perfeitos: se nao houvessem imbecis no mundo, qual seria a graca de ser inteligente? Se o mundo nao tivesse idiotas, quem nos faria rir? ................... Meu Deus, eu sou uma pessoa horrivel, hehehehe...

    13-03-2004 22:02:02

  1. Esses fóruns são coisa de doido mesmo... vc já foi nos fóruns de religião(no Fórum UOL)? Ninguém debate decentemente...todos se agridem... nunca chegam a conclusão nenhuma (e nunca chegarão)... Tudo isso seria engraçado se não fosse trágico...

    14-03-2004 10:21:22

  1. Eu frequento o forum do ejesus (www.ejesus.com.br/eforum )... eh um forum evangelico, mas temos alguns ateus e agnosticos flutuantes, e o ocasional catolico sabichao, hehehe... eu gosto bastante. Meu nome la eh Mr. Entropy, vao la...

    14-03-2004 22:02:24

  1. *surpreso* Recorde de comentários ^^ Obrigado a todos. *visitando seus blogs*

    15-03-2004 13:40:26

  1. Lara, você tem razão, Inácio vc tem razão, e cada um dos outros tb têm razão. Há alguma razão mais perfeita que a outra? Há alguma idéia mais perfeita que a outra? Não sei, forgem sua próprias convicções, e depois as destruam.

    15-03-2004 14:24:45

  1. Ah, eu tava re-lendo meu comentário, e acho que ele pode ser meio mal interpretado... Eu não tava atacando o assunto do post diretamente, mas só tentando colocar um adendo a ele, falando sobre o culto à lógica e à ciência ligados ao culto de mitos fantasiosos, que se encararmos filosoficamente, ou até cientificamente, podem fazer sentido. É tudo uma questão de símbolos, talvez...

    15-03-2004 14:48:29

  1. Hum... Parece que foi a partir daqui que comecei a pensar nessa questão de Paradigmas Lógicos. Graças ao comentário da Lara, a crítica dos críticos. ^_^

Designer Webdesigner

Copyright 2010 Devaneios Gratuitos