Sabe uma coisa que me chamou muita atenção nesses 3 livros, todos tem cunho budista. "O Filho do Amanhecer" é um livro budista, "O Mundo Virtual" tem budismo escorrendo pelos chips, e "Clube da Luta" sim, tem budismo. O personagem principal, quando estava começando a entender Tyler, fazia poemas HAIKAI, e para toda a forma de dor, ele se fechava e dizia-se o monge iluminado.

O Mundo Virtual, também trata de anarquia, fato ilustrado pela Terra de Ninguém, no Gametime, e Filho do amanhecer, também (principalmente) mostra a busca do self, como a maior forma de sabedoria e poder. Mas em Clube da Luta que tudo acontece ao mesmo tempo. A pancada que o livro dá na sua cabeça é tão forte (assim como foi o filme, ao assistir pela primeira vez) que você fica horas, talvez dias, tentando decodifica-lo, entende-lo, digeri-lo. E a noite tentando dormir, fica regurgitando as informações, tentando perceber o que a emoção não deixou que entendesse antes.

O Filho do Amanhecer é tão irreal (não pelos ensinamentos, mas pela história que o garoto vive) que não conseguimos nos colocar no lugar do Hakim. O Mundo Virtual é tão possivel e utópico ao mesmo tempo, que parece que estamos assistindo um filme (as imagens se formam espontâneamente em nossa cabeça). Mas em Clube da Luta, nós, somos o personagem principal, o autor nem sequer usa travessão para indicar a fala, e fica como se sempre estivesse dialogando em pensamentos. É perfeito.

/Fim das considerações/

  1. Putz cara...3 livros em um fim de semana?. Que disposição. Não consigo nunca, nem pela paciência, muito menos pelo tempo disponível e eu sou um cara que adora ler de verdade. Mas é isso a sede pela cultura deve ser saciada sempre. Li apenas O Filho do Amanhecer, li justamente por conselho de um ex-professor que queria mostrar mais sobre o budismo. De 0 a 10 dou 6... Abração.

    15-03-2004 23:36:45

  1. Cidade diferente, sem computador, adoro ler, então fica bem fácil sentar por mais de 2 horas lendo um livro sem nem mudar de posição, não tem nada pra tirar minha atenção, dai eu leio, leio, leio....

    16-03-2004 12:19:33

  1. medo de vc O_O

    16-03-2004 13:25:59

  1. Henry David Thoreau dizia que livros devem ser lidos na medida em que foram escritos. (Tem no Walden, que eu não li) Acho que você deveria ir chutar a cova dele... Quanto ao Clube da Luta, ele ainda me impressiona, mas as idéias dele vão amadurecendo, amadurecendo, até que morrem. Chega um dia em que elas renascem, de forma não diferente, apenas mais madura mesmo. É legal, c vai perceber isso daqui um certo tempo, acho.

    16-03-2004 13:39:07

  1. Clube da Luta come cu resumi tudo

    16-03-2004 19:42:30

Designer Webdesigner

Copyright 2010 Devaneios Gratuitos