Posted byTrunkael | Marcadores: , , , , | às 10:49 |

"Você compreende e é capaz de sentir as emoções dos outros, estando apto a reagir apropriadamente a elas. Você freqüentemente é capaz de discernir os motivos por trás das ações de uma pessoa simplesmente ouvindo-a. (...)"

Essa é a descrição de Empatia no Livro de Vampiro Idade das Trevas (um jogo de RPG estilo storytelling).
Acredito que a empatia seja a solução para todos os problemas do mundo, pois é o ato de conseguir se colocar no lugar da pessoa, pensar do jeito que ela pensa, passar pelas emoções que ele passa, sondar os motivos pelo qual ela age.

Claro que não se pode chegar à empatia sem ter o bom-senso (acho que não preciso dizer o que é isso). Pois a empatia é pura percepção, e se não houver bom senso vocês não consegue realmente sentir o que a pessoa está sentindo. Você molda em sua mente, o que a pessoa pode estar sentindo, baseado nos seus sentimentos.
No momento em que as pessoas começarem a serem mais empáticas, os conflitos diminuirão, a timidez sumirá, a antipatia não mais existirá, e o ódio será apenas um pretexto.

Muitos sentimentos impedem uma pessoa de ser empática, o maior deles provavelmente é a inveja. A ânsia de ser maior que todos, a possibilidade de passar rasteiras nas pessoas para beneficio próprio, a facilidade de pisar nos sentimentos alheios, enfim, o egocentrismo. Em vez de tentarmos entender uns aos outros, pegamos as primeiras impressões sobre os outros e as cristalizamos na imagem que teremos delas.

Uma pessoa empática sabe conversar, fala verdades sem ferir sentimentos alheios, de maneira alguma guarda rancor, e principalmente não pisa no calo dos outros, pois sabe muito bem que também tem calos que podem ser pisados. A empatia trás a simpatia, e essa sim conquista todos a sua volta.

Eu sugiro que comecemos a melhorar essa nossa capacidade, pois no momento em que as pessoas começarem a ver a outras como elas mesmas, teremos um mundo muito mais agradável.

  1. Muito interessante essa idéia da empatia, por muito tempo eu pensei parecido. Não que eu pense diferente só deixei de pensar nisso. É esquisito comentar no blog dos outros quando ele ta sentado no pc ao lado aheuaheuaheau =P

    16-02-2004 12:17:55

  1. Vejam só, um texto até bonitinho, dá para fazer um novo post sobre esse assunto, ainda acredito bastante nessa idéia.

Designer Webdesigner

Copyright 2010 Devaneios Gratuitos